Tratamentos
Implantodontia
A implantodontia é a especialidade responsável por recuperar os espaços de dentes perdidos através da inserção de raízes dentárias artificiais que suportarão uma prótese de dente (coroa). Isso ocorre pela implantação de um artefato de titânio no interior do tecido ósseo onde houve a perda do elemento dental.
Implantes são raízes artificiais instaladas por processo cirúrgico no osso maxilar para substituir a fixação de um ou mais dentes perdidos. Posteriormente é fixada uma prótese de um dente ou de vários deles, buscando recuperar as funções físicas e obter uma aparência natural.
Ortodontia e Ortopedia Facial
Essa é a área da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias. Objetiva tratar os desequilíbrios dos dentes, estruturas bucais e complexo craniofacial.
Que tipo de aparelho ortodôntico devo escolher?
Escolher aparelhos ortodônticos nem sempre é fácil. Eles podem ser prateados, brancos, transparentes e até invisíveis. Agora a última moda entre os jovens são os coloridos. Apesar de os aparelhos ortodônticos serem usados por crianças, jovens, adultos e idosos, uma dúvida é comum a todos; qual o tipo de bráquete- aquelas peças que vão coladas aos dentes, onde colocamos o fio e estão presentes em todos os tratamentos realizados com aparelhos fixos que devo escolher?
Atualmente essa seja a maior dúvida do paciente após saber que vai colocar aparelho, e realmente é uma decisão que deve ser acertada, pois os tratamentos ortodônticos tem uma duração entre um e três anos, com casos que vão além dessa média e os bráquetes devem estar posicionados do início ao fim.
Tentando ajudar na escolha, vamos comentar os tipos mais comuns de aparelhos fixos, mais exatamente os diferentes tipos de bráquetes.
Bráquetes Metálicos - São ainda os mais comuns no Brasil, mas vem perdendo a primeira posição nas grandes cidades através do desenvolvimento de bráquetes nacionais estéticos, os chamados da cor do dente. Existem bráquetes nacionais e importados, sendo que o último tem como vantagem uma maior variedade de dimensões, enquanto o nacional tem como vantagem um baixo custo. Os tempos de tratamento e resultados são semelhantes entre eles.
Bráquete de Policarbonato - Foram os primeiros bráquetes estéticos desenvolvidos. Chamados pelos pacientes de "da cor do dente", com tempo, foram melhorados e são muito úteis hoje em dia, mas com algumas indicações que devem ser seguidas. O policarbonato, por ser basicamente um plástico (termoplástico) tem como vantagem um custo acessível e o fato de ser estético e como desvantagem o fato de que com o tempo pode ter alteração de cor, manchar, desgastar e os dentes tem maior dificuldade para deslizar entre eles.
Mesmo com essas desvantagens, eles são muito bem indicados para pacientes que terão um tratamento ortodôntico curto, que não sejam fumantes ou não se utilizem com frequência alimentos e bebidas com grande quantidade de corantes Existem bráquetes de policarbonato nacionais e importados, sendo que os nacionais têm um custo menor e os importados são mais finos, alterando menos a posição do lábio quando em repouso.
Bráquetes de Cerâmica - Eram os bráquetes mais sofisticados do mercado até pouco tempo atrás. Temos os nacionais e os importados, sendo que as diferenças entre eles são as mesmas citadas nos de policarbonato. Além da sua vantagem estética, eles são altamente resistentes, não alteram a cor ou o formato e deslizam com maior facilidade entre os fios. Suprem todas as necessidades, seja qual forem as exigências do tratamento, apesar de ser o mais friável (risco de quebra) dos materiais.
Bráquetes de Cerâmica Colorida - Novidade na ortodontia e com as mesmas características dos cerâmicos citados acima. A diferença é que neste caso o paciente deseja que o bráquete apareça, pois é colorido. Dentre as cores, podemos encontrar azul celeste, azul escuro, rosa e vermelho, entre outras. Nacionais ou importados, a única desvantagem é que se quiser trocar da cor, todo aparelho deve ser removido e substituído.
Bráquete de Safira - Atualmente o mais estético e moderno bráquete ortodôntico. Por ser transparente como o vidro, fica mais próximo da cor do dente e se mistura com ele, sendo visualizado apenas de perto e de forma muito discreta. Extremamente polido e arredondado, com dimensões reduzidas é muito confortável durante todo o tratamento. Sua cor não se altera como sua forma. Além disso, ele não é friável e permite ótimo deslize dos dentes por entre os fios. Como desvantagem o fato de ser importado e ainda ter um custo alto para os padrões brasileiros.
Bráquete Lingual - Nesta técnica, o aparelho não é estético, mas invisível. O bráquete é metálico, mas colocados na face palatina dos dentes (atrás dos dentes) e não na vestibular (frente dos dentes) como nos outros bráquetes citados. Ser invisível e não aparecer, mesmo que seja de perto, é uma vantagem que nenhum dos outros bráquetes consegue.
Mesmo assim, recomenda-se apenas para quem tem extrema necessidade estética, pois apresenta algumas desvantagens, entre elas o custo, que é elevado em relação aos outros aparelhos ortodônticos, pois além de ser um bráquete específico e importado, sua colocação é realizada de forma diferente.
Por ficar na parte de trás dos dentes, tem íntimo contato com a língua, causando estranhamento e demora na adaptação. Sua manutenção é mais trabalhosa, pois o campo de visão do profissional é menor e a higienização do paciente tem que ser exemplar, pois ele não consegue visualizar se ainda existem resíduos alimentares nos dentes.
Em relação aos resultados finais, ainda existem grandes controvérsias mesmo entre cirurgiões dentistas, alguns alegando que deve ser utilizado apenas em casos especifico e outros que pode ser utilizado em todos os casos. Independente dessas discussões, ele já é uma realidade.
Bráquetes Auto Ligáveis - Podem ser de metal ou de cerâmica. A diferença em relação aos outros bráquetes é que neste tipo de sistema não utilizamos as borrachinhas (elastics) para prender o fio ao bráquete. Como vantagem inicial temos a solução de um problema que é a necessidade da troca dos elásticos que com o tempo vão manchando. Outra vantagem é a de que, segundo os fabricantes, pelo fato do fio estar livre dentro do bráquete teríamos uma redução no tempo do tratamento, fato esse ainda discutível.
Por ser importado e com uma nova tecnologia, ainda pesa o fator custo. Todos os tipos citados acima apresentam excelentes resultados e tempos de tratamento muito próximos, não sendo nenhum deles extremamente superior nesses itens. O critério de escolha deve levar em conta a necessidade estética, o tempo de uso e a sua condição financeira. Seu dentista irá dizer quais as opções para o seu caso e juntos farão a melhor escolha.
Endodontia
É a especialidade popularmente conhecida como “tratamento de canal”, ou seja, que cuida do interior do dente. A polpa, que é a parte do dente onde ficam as terminações nervosas e a irrigação sanguínea do dente, é a parte de interesse dessa área da odontologia. A maioria dos problemas de canal acontece quando uma cárie se aprofunda e acomete a polpa do dente causando inflamação e infecção. Outras situações também exigem tratamento de canal, como os dentes que sofrem um trauma ou fratura considerável.
Cirurgia
Essa é a especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face, que vai desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas, malformações estruturais e traumas dos ossos da face.
Remoção dos dentes dos sisos
A extração do siso é uma cirurgia para a retirada dos dentes terceiros molares, conhecidos também como dentes do siso ou dentes do juízo. A cirurgia de extração do siso pode ser feita quando os dentes já nasceram ou mesmo para dentes que não vão nascer é o chamado dente do siso incluso.
A remoção do siso deve ser feita apenas quando estes dentes não nasceram adequadamente na boca. Caso o dente esteja presente na boca e não comprometa a arcada dentária, ele funciona como os demais dentes do fundo, na fase final da mastigação, e não precisa ser retirado. A indicação de extração do siso se relaciona a:
- Incapacidade de higiene adequada dos dentes do siso por falta de acesso com as escovas;
- Pressão nos dentes vizinhos que gere riscos de traumas e/ou perdas do alinhamento dos dentes;
- Alterações na normalidade da mordida e da fala motivadas pela presença dos sisos
- Dentes inclusos: que não conseguem "nascer" pela falta de espaço ou má posição dentro dos maxilares;
- Sisos tomados por infecção recorrente, como cárie ou doença periodontal de tratamento complicado;
- Sisos em contato com a raiz dos segundos molares, podendo gerar dor e necessidade de tratamento de canal no futuro;
- Caso os sisos estejam gerando dor em outras partes da face, como mandíbula e ouvidos, já tendo sido investigadas outras possíveis causas para as dores.
Radiologia Odontológica
Tem como objetivo a aplicação de radiografia com a finalidade de melhorar o diagnóstico, acompanhamento e documentação de toda a estrutura bucal. Na Milani Odontologia dispomos do mais avançado sistema de radiografia digital do mercado (sensor Norte Americano Fona). Adquirida há cerca de três anos essa tecnologia expõe o paciente a menos radiação e obtém uma alta resolução em suas imagens, permitindo, assim, visualizar até os mínimos detalhes e facilitar o diagnóstico.
Dentistica Restauradora
Objetiva a estética, a devolução da função mastigatória e a reabilitação de dentes comprometidos por cáries e fraturas. É o ramo da Odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental, como exemplo o clareamento dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas.
Clareamento Dental

Existem basicamente dois tipos de clareamento dental:
Clareamento Caseiro: a maior parte do tratamento é realizada pelo próprio paciente, o qual utiliza o agente químico dentro de uma moldeira adaptável aos dentes. Estes materiais são fornecidos pelo cirurgião-dentista, que irá supervisionar o tratamento através de visitas periódicas do paciente ao consultório.
Clareamento realizado no consultório: o dentista irá aplicar sobre os dentes um agente químico oxidante bem mais potente. Durante a aplicação, a gengiva, lábios e bochechas são protegidos de forma que o clareador não provoque queimaduras. Sobre o clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora que pode ser luz halógena ou determinados tipos de laser que irão promover uma intensificação do clareamento.
Facetas de Porcelana / Lentes de contato

As lentes de contato dentais são facetas ultrafinas de porcelana, que são aplicadas sobre a superfície do dente para recobrir pequenas manchas ou melhorar a forma de dentes desgastados, promovendo boa estética. Permitem também o fechamento de pequenos espaços entre os dentes. Essas facetas podem alterar de forma impressionante o sorriso de uma pessoa e ajudam a melhorar sua autoconfiança. A principal vantagem das lentes de contato em relação às facetas convencionais de porcelana é a preservação da estrutura dentária natural. Como elas apresentam uma espessura muito baixa, aproximadamente 0,2mm, geralmente não é necessário o desgaste dentário com brocas. Já as facetas convencionais são levemente mais grossas, podendo ser utilizadas com uma espessura maior de porcelana, a fim de dar um volume maior, ou realinhar dentes com curvaturas ou formas desfavoráveis, dentes muito manchados ou muito amarelados. O procedimento costuma envolver a remoção de uma fina quantidade da camada mais exterior do dente, chamada de esmalte. Além de melhorar a estética, as facetas também restabelecem a função e resistência do dente.
Por que realizar o tratamento?
As facetas de porcelana/ lentes de contato podem melhorar muito o sorriso de uma pessoa, já que podem corrigir a dentição torta, diminuir a distância entre os dentes, aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o formato, solucionar a aparência do esmalte dental desgastado, entre tantas outras indicações.
Como é feito o tratamento?
O procedimento começa com um bom planejamento que envolve fotografias dos dentes, do rosto, do sorriso, radiografias, moldagem para confecção de modelos de estudo, onde as modificações são enceradas permitindo a confecção do mock-up (prévia de como ficarão os dentes), dos provisórios e das facetas propriamente ditas.
O tempo entre o preparo e a colocação das facetas é de uma semana ou duas sessões: uma para preparar os dentes, moldar e fazer os provisórios; outra sessão para a cimentação.
Toxina Botulínica

Os benefícios da toxina botulínica na Odontologia estendem-se, ainda, ao tratamento corretivo das assimetrias de face (ligadas à hipertrofia dos músculos da mastigação), da exposição gengival acentuada (quando o indivíduo sorri, a sua gengiva é exposta excessivamente), do sorriso assimétrico, do controle de alguns tipos de sialorreias (salivação em excesso) e das dores orofaciais ligadas à disfunção da articulação temporomandibular (DTM muscular, caracterizada pela fadiga dos músculos da mastigação), assim como também pode ser empregada nos tratamentos preventivos, como em casos de implantes de carga imediata e reabilitações estéticas.
Entre as suas vantagens mais significativas, trata-se de uma intervenção cujos resultados verificam-se rapidamente e de uma solução que apresenta pouquíssimos – e passageiros – efeitos colaterais, de forma que a sua utilização é bastante segura.
Assim como acontece quando usado para fins estéticos, pela Medicina, a toxina botulínica na odontologia também tem duração de quatro a seis meses e precisa ser reaplicado para continuidade do bom resultado.
Prótese Dentária
Área da Odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares. Como exemplo, citamos confecção de próteses dentárias fixas, removíveis ou próteses totais ou próteses sobre implantes.
Mini-implantes
Os mini-implantes ortodônticos representam uma das principais inovações e avanços tecnológicos na Ortodontia, pois reduzimos o tempo de tratamento e ampliamos as possibilidades terapêuticas. Com o seu surgimento, tornou-se mais fáceis os casos antes considerados complexos para a Ortodontia com os métodos tradicionais de ancoragem existentes até então. Sua instalação e remoção é relativamente simples devido ao seu tamanho reduzido e possuem excelente versatilidade, pois apresentam possibilidades de inserção em vários locais, possibilitando inúmeras aplicações clínicas, com mínima colaboração do paciente.
Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
Os mini-implantes ortodônticos representam uma das principais inovações e avanços tecnológicos na Ortodontia, pois reduzimos o tempo de tratamento e ampliamos as possibilidades terapêuticas. Com o seu surgimento, tornou-se mais fáceis os casos antes considerados complexos para a Ortodontia com os métodos tradicionais de ancoragem existentes até então. Sua instalação e remoção é relativamente simples devido ao seu tamanho reduzido e possuem excelente versatilidade, pois apresentam possibilidades de inserção em vários locais, possibilitando inúmeras aplicações clínicas, com mínima colaboração do paciente.
Bruxismo / Apertamento dentário

O Bruxismo/ apertamento é um ranger e ou um forte apertar dos dentes. Pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados.
O bruxismo pode acarretar na destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, além de levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação temporomandibular (ATM).
O uso de um dispositivo personalizado para dormir é um dos tipos de tratamento (placas estabilizadoras ou mio relaxantes). O dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores ou inferiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura. Por isso, cada caso deve ser tratado com exclusividade.
Harmonização Orofacial

A aplicação de toxina botulínica (famoso BOTOX); o preenchimento com ácido hialurônico; os bioestimuladores de colágeno; os fios de PDO (lisos e espiculados); o microagulhamento associado a agregados plaquetários; a aplicação de ácido deoxicólico, dentre outros, são exemplos de procedimentos realizados dentro da Harmonização Orofacial.